Segundo o relatório do Balanço Energético Nacional de 2020 (que leva em consideração o ano base de 2019), publicado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Ministério de Minas e Energia, a energia solar representa 1% da oferta interna de energia elétrica no Brasil e 1,5% na capacidade instalada do país.
Veja abaixo a matriz energética brasileira referente ao ano de 2019 (por capacidade instalada), com ampla participação das fontes de energia alternativas (renováveis).
A exemplo do resto do mundo, o setor solar também ganha cada vez mais espaço na matriz energética brasileira. Em 2019, por exemplo, a potência instalada da solar fotovoltaica atingiu 2.473 MW no país, um grande salto ante 1.798 MW em 2018.
A utilização da energia solar, porém, ainda é muito baixa se considerarmos o imenso potencial do Brasil, que oferece condições perfeitas para a captação dos raios solares em seu território.
De acordo com a segunda edição do Atlas Brasileiro de Energia Solar, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no local menos ensolarado do Brasil é possível gerar cerca de 50% mais eletricidade solar do que na região mais ensolarada da Alemanha, para se ter uma ideia das oportunidades que o setor oferece no país.
Temos uma das maiores irradiações solares do mundo, com uma incidência média de 4.500 a 6.300 Wh/m² por dia. A captação de energia solar pode ser bem aproveitada em todo o território brasileiro, com destaque para uma faixa chamada de “Cinturão Solar”, que abrange áreas do Nordeste até o Pantanal, passando pelo norte de Minas Gerais, sul da Bahia e norte de São Paulo.
O Cinturão Solar pode ser notado na área de vermelho mais forte no mapa abaixo:
Diversas medidas têm sido tomadas para que o Brasil aproveite melhor seu potencial de energia solar, uma necessidade para modernizar e expandir o acesso à eletricidade no país. Um exemplo é a Resolução Normativa 482/2012 da Aneel, que possibilitou ao consumidor brasileiro gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis, podendo fornecer o excedente para a rede de distribuição local.
Comments